MME autoriza exportação e importação de energia para Argentina
Central Geradora Termelétrica Fortaleza poderá exportar e importar até 2.100 MW de potência e respectiva energia elétrica associada para a Argentina
Da Agência CanalEnergia, Regulação e Política
O Ministério de Minas e Energia autorizou a Central Geradora Termelétrica Fortaleza a exportar e importar até 2.100 MW de potência e respectiva energia elétrica associada, para a República Argentina, através da estação conversora de frequência Garabi e Uruguaiana, localizadas no estado do Rio Grande do Sul, na Fronteira do Brasil com a Argentina. A autorização vigora até 31 de dezembro de 2014.
As transações de compra de energia elétrica destinada à exportação e importação, não poderão colocar em risco a segurança eletroenergética do Sistema Interligado Nacional, de acordo com os critérios utilizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. O montante de energia elétrica disponível para exportação e importação será estabelecido pelo ONS em base semanal, tendo como referência os Programas Mensais de Operação e suas revisões.
À central geradora caberá pagar a Taxa de Fiscalização dos Serviços de Energia Elétrica, nos prazos e nas condições estabelecidos pela Aneel, submeter-se à fiscalização da agência e a toda e qualquer regulamentação de caráter geral que venha a ser estabelecida, além de informar mensalmente à Aneel, no prazo de 15 dias após a contabilização da CCEE, todas as transações de exportações e importações realizadas, indicando os montantes, a origem da energia vendida e a identificação dos vendedores e compradores.
Fonte:Jornal da Energia
Por Luciano Costa